quinta-feira, 22 de abril de 2010

Do Pará para o Japão

Ibama apreende no Pará 1 tonelada de bartana de turbarão que iria para o Japão



Plantão
Publicada em 20/04/2010 às 19h00m - Portal Globo


BELÉM - Uma tonelada de barbatana de tubarão que seria exportada para o Japão foi apreendida, nesta terça-feira, no porto de Belém. De acordo com o Ibama, a carga está avaliada no mercado internacional em cerca de R$ 30 mil. O proprietário da exportadora foi multado em R$ 52 mil. As embarcações que pescaram os animais também serão autuadas. Toda a carga ilegal será destruída.
O carregamento de barbatanas, já congelado, estava num contêiner pronto para ser embarcado. Mas os fiscais detectaram irregularidades na documentação de origem do produto, como os mapas de bordo dos barcos responsáveis pela captura dos tubarões.
A atividade de pesca e comércio da espécie vem sofrendo críticas de ambientalistas. As barbatanas têm valor comercial muito superior ao restante da carcaça, por isso, em alguns casos, ocorre apenas a retirada da barbatana e o descarte do animal no mar, o que é proibido pela legislação ambiental.

- Esta atividade necessita de um controle rigoroso para que possamos ter segurança que a pesca comercial não está ameaçando as espécies de tubarão da costa brasileira, algumas delas já ameaçadas de extinção - explica Rita Barreto, analista ambiental da Divisão de Fauna do Ibama no Pará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário