sábado, 31 de julho de 2010

15 quilos de barbatanas apreendidas no Pará

Fiscais do Ibama multaram em cerca de R$ 221 mil empresas do setor pesqueiro no Pará. Os agentes apreenderam quatro barcos e embargaram cinco estabelecimentos que operavam sem licença ambiental na região de Bragança, a 200 km de Belém. Entre as empresas estavam indústrias de beneficiamento de pescado.

O Ibama também apreendeu cerca de duas toneladas de peixes, principalmente da espécie pescada-amarela, e 15 quilos de barbatanas de tubarão. Segundo o instituto, não havia comprovação de que os produtos tinham origem legal. Os peixes foram doados ao Programa de Erradicação do Trabalho Infantil das prefeituras de Bragança e Vigia.
Na opinião do coordenador da operação, Giovanni Pacelli, da Gerência Executiva do Ibama em Imperatriz, no Maranhão, o índice de irregularidades encontradas foi alto.
- Metade das empresas não tinha Licença de Operação, o que significa que elas não passaram pelo licenciamento ambiental - disse.
Segundo Pacelli, o setor pesqueiro utiliza a amônia para fabricar o gelo usado na conservação do pescado.

- A amônia é tóxica e pode causar sérios danos ao meio ambiente. O seu uso deve ser bem controlado, especialmente no momento do licenciamento da empresa, pois acidentes podem causar poluição do ar e, em caso de vazamento no rio, provocar mortandade de peixes e contaminação da água - disse.

Fonte: O Globo
Link:
http://oglobo.globo.com/cidades/mat/2010/07/30/ibama-multa-embarga-empresas-de-pescado-no-para-917285585.asp

domingo, 18 de julho de 2010

População de Tubarões Limão cresce em Noronha

Espécie é vista com mais frequência ao redor da ilha. Medidas de preservação e tolerância da espécie ao calor podem ser a explicação


Da Redação do pe360graus.com

Segundo uma pesquisa da União internacional para a conservação da natureza, os tubarões-limão estão em situação vulnerável nos oceanos do planeta. Mas não é o que acontece em Fernando de Noronha – esta é a espécie vista com mais frequência ao redor da ilha. Há 16 anos o engenheiro de pesca Leonardo Veras.

O incansável observador de tubarões revela uma nova descoberta: o número de tubarões-limão está crescendo em Fernando de Noronha, num reflexo direto do aquecimento das águas dos oceanos. As explicações, para ele, são as medidas de proteção e o fato dessa espécie ter mais tolerância à água quente.
Leia mais:  http://pe360graus.globo.com/noticias/cidades/meio-ambiente/2010/07/17/NWS,516999,4,77,NOTICIAS,766-NA-CONTRAMAO-PLANETA-POPULACAO-TUBAROES-LIMAO-CRESCE-NORONHA.aspx