sábado, 31 de julho de 2010

15 quilos de barbatanas apreendidas no Pará

Fiscais do Ibama multaram em cerca de R$ 221 mil empresas do setor pesqueiro no Pará. Os agentes apreenderam quatro barcos e embargaram cinco estabelecimentos que operavam sem licença ambiental na região de Bragança, a 200 km de Belém. Entre as empresas estavam indústrias de beneficiamento de pescado.

O Ibama também apreendeu cerca de duas toneladas de peixes, principalmente da espécie pescada-amarela, e 15 quilos de barbatanas de tubarão. Segundo o instituto, não havia comprovação de que os produtos tinham origem legal. Os peixes foram doados ao Programa de Erradicação do Trabalho Infantil das prefeituras de Bragança e Vigia.
Na opinião do coordenador da operação, Giovanni Pacelli, da Gerência Executiva do Ibama em Imperatriz, no Maranhão, o índice de irregularidades encontradas foi alto.
- Metade das empresas não tinha Licença de Operação, o que significa que elas não passaram pelo licenciamento ambiental - disse.
Segundo Pacelli, o setor pesqueiro utiliza a amônia para fabricar o gelo usado na conservação do pescado.

- A amônia é tóxica e pode causar sérios danos ao meio ambiente. O seu uso deve ser bem controlado, especialmente no momento do licenciamento da empresa, pois acidentes podem causar poluição do ar e, em caso de vazamento no rio, provocar mortandade de peixes e contaminação da água - disse.

Fonte: O Globo
Link:
http://oglobo.globo.com/cidades/mat/2010/07/30/ibama-multa-embarga-empresas-de-pescado-no-para-917285585.asp

Nenhum comentário:

Postar um comentário