quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Combate ao comércio de barbatanas na América Central

Prática deve ser penalizada em países banhados pelo Mar do Caribe.
Medidas servem para preservar animais marinhos.
Barbatanas de tubarão são vistas em comércio da cidade de Hong Kong, na China. América Central quer pesca de tubarão. (Foto: Aaron Tam/AFP)

Países que integram a Organização de Pesca e Aquicultura da América Central (Ospesca) divulgaram nesta segunda-feira (23) que tomarão medidas para combater a pesca de tubarões e a retirada das barbatanas, com a finalidade de proteger as espécies e evitar o comércio ilegal.

Ações preventivas serão realizadas nos 5.750 km de costa, que compreende o Mar do Caribe e o Oceano Pacífico, indicou a instituição da qual fazem parte países como Guatemala, El Salvador, Nicarágua, Honduras, Costa Rica, Panamá e República Dominicana.

Segundo Mario Gonzalez, diretor da Ospesca, a primeira atitude para coibir a prática foi a proibição do corte da barbatana. Na última semana, Colômbia e Costa Rica concordaram em perseguir e punir aqueles que praticam este método. Ele explicou ainda que o foco será proteger a espécie da prática ilegal. O quilo da barbatana chega a custar U$ 200 no mercado internacional.

24/01/2012 09h30 - Do Globo Natureza, em São Paulo
Link: 
http://g1.globo.com/natureza/noticia/2012/01/america-central-quer-combater-o-comercio-de-barbatanas-de-tubarao.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário