segunda-feira, 12 de abril de 2010

O que não se come na China?

No gigante asiático, não é tão fácil distinguir entre o que é comestível e o que não é para ser comido


Por Lívia Barbosa
Todo antropólogo aprende que uma das categorias básicas da cozinha de qualquer sociedade é a distinção entre comestível e não comestível. No Brasil é fácil se fazer essa distinção, mas na China quase impossível de se identificar o que não se come. Os próprios chineses têm consciência do avassalador apetite que possuem por tudo aquilo que cresce, se mexe, nada ou voa. Daí dizerem que se anda e não é carro, voa e não é avião e nada e não é navio, se come.

Para a nossa sensibilidade visual e gustativa, identificar e escolher entre uma miríade de cores, formas e texturas estranhas sem ajuda de um local é uma verdadeira aventura: "se errar já era". Não existem menus em inglês em todos os lugares com explicações sobre o que você irá enfrentar. Sopa de ninho de andorinha, testículos de todos os animais que se possa imaginar, barbatanas de tubarão, espetinhos de insetos diversos, formas marinhas gelatinosas não identificáveis entre outros são engolidos com gosto e sem hesitação pelos chineses.


Época Negócios - leia mais:  http://epocanegocios.globo.com/Revista/Common/0,,EMI129405-16367,00-COMIDA+E+ALIMENTACAO+NA+CHINA.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário